Depoimento de mãe: Ivelise Giarolla conta sobre sua gravidez de uma criança com SD

Minha segunda gravidez não foi nada planejada, pelo contrário. Nunca imaginava ser mãe novamente, ainda mais com uma primeira filha ainda tão pequena, com um ano e meio de vida… Mas, como nem sempre tudo na vida é como planejamos, um exame de sangue veio positivo: Lorena a caminho. Qualquer mãe normal sonha e planeja um futuro perfeito para os filhos: melhores oportunidades, estudos, conquistas… Visualizamos coisas diversas como profissões, idiomas falados, medalhas no esporte…  Fazemos planos e mais planos, mesmo que sejam inatingíveis.

Ivelise Giarolla. Crédito da foto: divulgação

Mas, meus sonhos foram temporariamente abortados… Por algum tempo, mas foram. Soube na metade da minha gravidez que minha Lorena nascerá com síndrome de Down.

Por pura ignorância minha, meus sonhos acabaram, meus planos desmoronaram, minha vida entristeceu… Sim, fiquei muito triste. Chorei muito. O mundo ficou acinzentado, sem brilho. Por mais que quisesse me conformar, não conseguia… Não conseguia ver um futuro  para minha filha que não fosse ruim.

Todavia, sou mãe… temos forças que nos erguem nos momentos mais difíceis. E o melhor, rapidamente. Não temos tempo para dúvidas e sim para soluções. Reergui-me, ressurgi, dei um grito: chega! Minha filha tem uma mãe que ainda sonha e planeja, não importam as dificuldades.

As informações foram chegando por vários meios: livros, artigos, internet, revista e conversas com outros pais de filhos com SD. Aos poucos, fui percebendo que meus sonhos poderiam ter vida, que meus planos poderiam ser realizados, que a tristeza não deveria ter lugar em meu coração. Minha filha pode ter uma síndrome, mas precisamos dar a ela oportunidades e desafios. Os limites? Ela quem irá impor e não nós.

No momento estou gestante na trigésima sexta semana, Lorena nasce em quinze dias. Confesso que estou com medo do novo, porém fortalecida. Todos os dias acordo e vou dormir pensando nesta filha que logo estará em meus braços. Todos os dias faço planos, vejo minha pequena ao lado da irmã nos dando muita alegria e orgulho.

Vejo minha filha como uma filha não diferente da outra, com anseios normais e com um futuro brilhante pela frente, pois eu vou lutar para isso, juntamente com minha família unida. Nossos sonhos não deixarão de povoar nossas mentes e, como o sol que brilha todos os dias, o sorriso desta pequena vai nos dar sempre a esperança de dias mais belos porque não há coisa mais sublime que a pureza de uma criança.

Após um breve momento de luto em minha vida, posso dizer que sou uma mulher ainda mais feliz por ter sido escolhida para ser mãe das sempre lindas Lorena e Marina. Amo por toda minha eternidade minhas filhas queridas… Agradeço todos os dias pela minha família.

Confira a coluna de Ivelise na revista Pais & Filhos:

Mãe sofre…

Inclusão escolar: a luta eterna

O dia em que a Terra parou

O que é um problema para você?

Ivelise Giarolla é mãe da pequena Marina e grávida de sua segunda princesa Lorena. É esposa, amiga, família, médica, mulher guerreira. Feliz.